Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Presidente do Republicanos crítica excesso de leis inconstitucionais

Presidente do Republicanos crítica excesso de leis inconstitucionais

O deputado federal Marcos Pereira, presidente do Republicanos, considera que o excesso de leis consideradas inconstitucionais no Brasil gera insegurança jurídica para a sociedade. O argumento foi apresentado pelo parlamentar nesta quarta-feira (23), em Brasília, durante o lançamento do livro “A inconstitucionalidade de leis brasileiras: entre causas e efeitos”.

“Oito em cada dez ações constitucionais são procedentes no mérito no Supremo. E uma parcela significativa, praticamente um terço delas, são propostas por partidos políticos. A gente precisa fazer uma reflexão sobre isso”, pontuou.

“A gente reclama tanto da judicialização da política e da politização do judiciário, que neste livro, que é fruto da minha dissertação de mestrado, eu abordo esse tema”, complementou.

Pereira entende que o excesso de leis fora dos limites da Constituição é fruto da falta de limite de competências.

“Tem tema que só a União pode legislar, tem tema que só os estados, tem tema que só os municípios e tem temas que são concorrentes, os três podem legislar. Às vezes, o legislador estadual legisla sobre um tema que é de competência exclusiva da União. Portanto essa lei é constitucional e vem a ser questionada no Supremo e a posteriori é declarada a sua inconstitucionalidade”, afirmou.

Marcos Pereira também é autor do livro “O uso da informação como notícia do crime ambiental”, com prefácio escrito pelo ministro aposentado do STF Marco Aurélio Mello. A publicação propõe discutir como a informação de crimes ambientais produzida pelos meios de comunicação pode contribuir na investigação criminal e na instauração de inquérito policial.

Formado em Direito pela Universidade Paulista, em 2005, o deputado fez especialização em Direito e Processo Penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro-fundador da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa, foi professor de Direito Penal no IDP e criou uma escola superior de política.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Guarda Municipal de Belém recebe motos para ampliar segurança nas escolas

Belém – A Prefeitura de Belém entregou, na tarde desta quinta-feira (24), em frente ao…

João Fonseca e Bia Haddad estreiam com vitória no Masters de Madri

Duas estreias de luxo no do Masters 1000 de Madri (Espanha). Este foi saldo do…

Onça que matou caseiro no MS estava muito abaixo do peso

Uma onça-pintada foi capturada na madrugada desta quinta-feira (24/04) após atacar e matar Jorge Avalo,…