Search
Close this search box.

Fórum dos Leitores – Estadão

Governo Lula

Quem quer um ministério?

O governo está tão por baixo que por ora não há interessados em assumir o Ministério das Comunicações, do qual Juscelino Filho se demitiu por avançar nos recursos de emendas parlamentares. Lula deu guarida ao deputado Pedro Lucas, indicado pelo União Brasil, partido de Juscelino, mas recebeu um sonoro não, já que Lucas prefere continuar no Congresso. Mesmo assim, Lula, Janja e os presidentes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), como se nada tivessem que fazer no Brasil, estão de malas prontas para o funeral do papa Francisco. Afinal, quem quer um ministério?

Júlio R. A. Brisola

São Paulo

*

Fraude no INSS

Operação Sem Desconto

Operação da Polícia Federal deflagrada ontem investiga fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de R$ 6,3 bilhões. Sabendo que esses valores saem da Previdência Social – cujas contas, de acordo com especialistas, poderão explodir em poucos anos se nada for feito –, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, não deveria também ser investigado? Impossível que um desvio de valor tão alto tenha passado despercebido.

Beatriz Campos

São Paulo

*

Demissão

Como alguém com o histórico de Carlos Lupi, que foi afastado enquanto ministro do Trabalho no governo Dilma Rousseff por acusação de corrupção, pôde ser escolhido para ocupar o Ministério da Previdência Social do governo Lula 3? Então, Lupi escolhe Alessandro Stefanutto para presidir o INSS, e este agora é demitido do cargo por suspeita de envolvimento num esquema de desvio de bilhões de reais em descontos irregulares de aposentados e pensionistas. Carlos Lupi afirma ter total responsabilidade pela nomeação. Então tá. Viva a honestidade no governo!

Luiz Frid

São Paulo

*

O golpe e o STF

Toda unanimidade é burra

Em sua coluna de 20/4 no Estadão (página A9), o jornalista J. R. Guzzo dissertou a respeito da matéria publicada na revista The Economist que contestava algumas das medidas tomadas pelo Supremo Tribunal Federal no Brasil, entre as quais a condenação a 17 anos de cadeia de “pessoas que participaram de um quebra-quebra”, segundo Guzzo, “em que as armas eram estilingues, bolas de gude e um batom”. Preocupando-se tão somente com o modo pelo qual os manifestantes atentaram contra o Estado Democrático de Direito, o jornalista comete uma falha a partir do momento em que não analisa o dolo – a animosidade do agente em querer alcançar a conduta tipificada como crime. Por si só, a condenação a 17 anos tutela a Constituição federal e, por conseguinte, a capacidade de diálogo do jornalista, bem como de O Estado de S. Paulo, a fim de que se possa dissertar sobre os mais variados temas, elencando pontos críticos às atuações dos poderes da União. Contudo, a decisão do STF não obsta o apontamento do possível cometimento de excessos pelos integrantes da Corte, bem como o pedido de reanálise, por vias legais, a fim de devolver a matéria à apreciação do colegiado. Afinal de contas, como diria Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”.

Thiago de Oliveira Pinto

*

Núcleo dois

Os argumentos reunidos pelas equipes de defesa dos integrantes do chamado núcleo dois da trama golpista não convenceram ministros do STF a rejeitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (Advogados de defesa alegam inocência, citam ‘perseguição’ e ‘crucificação’, Estadão, 23/4, A7). Alguém poderia acreditar, atualmente, que os ministros do Supremo possam ser convencidos de algo diferente de sua inclinação política? Alguém ainda pode ter a candura de acreditar na imparcialidade deste julgamento?

Patricia Porto da Silva

Rio de Janeiro

*

Guerra comercial

Na floresta com o lobo mau

A guerra comercial causada pelo tarifaço inventado pelo sr. Donald Trump é de uma irresponsabilidade comparável à da mãe de Chapeuzinho Vermelho, que mandou sua filha levar doces para a vovozinha, na floresta, sabendo que o lobo mau rondava a vizinhança. Na ficção, Chapeuzinho escapa, salva pelo caçador. E agora, na realidade, o mundo todo vai sobreviver? Só o tempo dirá.

Luiz Roberto Lima de Moraes

Jundiaí

*

Cartas selecionadas para o Fórum dos Leitores do portal estadao.com.br

TODO MUNDO LOUCO

O povo brasileiro, ou parte dele, merece um estudo aprofundado. Numa pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, Lula da Silva e Michelle Bolsonaro empatam tecnicamente: 33,7% para Lula e 31,7% para Michele. Vou começar pela Michelle. O que ela fez na vida para merecer o voto dos brasileiros para o principal cargo diretivo do País? Ou basta como requisito ser esposa de Jair Bolsonaro? O povo está ficando louco? Agora, o Lula. Depois de ser reabilitado para a vida pública por uma canetada muito estranha do Supremo Tribunal Federal (STF), Lula voltou à cadeira presidencial e faz um governo pífio, fraco, sem projeto nenhum, que faz da gastança o caminho para tentar a reeleição. Ainda assim, tem gente apostando em Lula para um quarto mandato. O povo está ficando louco? Agora, vamos esquecer Michelle Bolsonaro e Lula da Silva. O Brasil está tão carente de nomes presidenciáveis que a população prefere apostar no escuro (Michelle) e no caos (Lula 4) para dirigir o País em 2027? O povo está ficando louco?

Luiz Gonzaga Tressoldi Saraiva

Salvador

*

CORREIOS

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) conseguiu a nomeação de um apadrinhado seu para a Diretoria de Negócios dos Correios. Também houve um acordo para segurar a instalação da CPI (comissão parlamentar de inquérito) que investigaria a estatal. Estamos bem servidos.

Cleo Aidar

São Paulo

*

EXIGÊNCIAS DE ALCOLUMBRE

Falta pouco para Lula se tornar refém do presidente do Senado.

Robert Haller

São Paulo

*

PRESIDENTE DO INSS

Operação da PF investiga fraude de R$ 6,3 bilhões no INSS; presidente do órgão é afastado (Estadão, 23/4). Tenho apenas uma pequena dúvida. O honesto presidente do INSS fez o L?

Antonio Jose Gomes Marques

São Paulo

*

DESLUMBRADA

É puro deslumbramento o que ocorre com a primeira-dama Janja da Silva. O presidente viajou ao Japão, Janja o acompanhou. Depois, ele foi para o Vietnã, e ela não foi. Neste mês, Lula foi a Honduras, e ela não foi. Agora, Lula vai a Roma acompanhar as cerimônias fúnebres do papa Francisco, e ela já está sentada na janelinha.

Vital Romaneli Penha

Jacareí

*

JUSTIFICATIVA

Já entendi o governo Lula. Os preços dos alimentos chegaram a patamares difíceis de comprar porque o sistema de saúde detectou que a maioria dos brasileiros está com sobrepeso.

Luiz Frid

São Paulo

*

ESGOTO SP

Obra bilionária para tratar esgoto em SP tem ‘Tatuzinho’ e prazo até 2027 (Estadão, 22/4, A14). Quero agradecer o jornal O Estado de São Paulo por abordar um assunto muito importante para a nossa população da periferia da região leste e lembrar a Secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Sabesp e a muitos outros que o assunto envolve outros problemas, como o assoreamento dos nossos córregos, rios e nascentes, onde o acúmulo de materiais descartáveis contribui para aumentar os riscos de enchentes, que causam uma série de impactos negativos ao nosso meio ambiente e à nossa sociedade. Isso posto, pedimos também que cuidem das nossas nascentes, córregos e rios, pois essas águas também chegam no Rio Tietê.

Olavo de Almeida Soares

São Paulo

*

PODER E TIRANIA

O Estadão em editorial citou James Madison, pai da Constituição Americana (A3, 20/4). Aproveito para trazer outro ponto apresentado por ele, no artigo federalista 51: “A ambição deve poder contra-atacar a ambição”. A ambição de um poder deve ser contrariada pelo outro poder, aí o cerne dos freios e contrapesos. No alerta de Madison, citado pelo Estadão, estava a acumulação de “todos os Poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, nas mesmas mãos”. Penso que hoje vemos isso de forma clara e nítida (no Brasil), pois o Judiciário vem acumulando atividades de outros poderes e deturpando a separação deles. Na ideia montesquiana, o que há hoje é subserviência. E finalizo com o mesmo entendimento de Madison, essa acumulação (de poderes) pode ser justamente designada como a própria definição de tirania.

Paulo Sérgio de Avelar Seixa

Ervália (MG)

*

QUE PAIS É ESTE?

Há alguns anos estamos presenciando fatos que deixam a maioria dos brasileiros boquiabertos com as decisões tomadas pelos poderes Executivo e Judiciário. Desta feita, o presidente Lula, por pura ideologia, decidiu que Nadine Heredia, ex-primeira-dama do Peru, que não tem nenhum mandato político, condenada a 15 anos de prisão por corrupção juntamente com seu marido, recebesse asilo diplomático. E pasmem, ainda enviou um avião da FAB ao Peru para trazê-la para Brasília. Ou seja, usou dinheiro público para transportar uma condenada pela Justiça peruana. Quanto ao Judiciário, Alexandre de Moraes, por pura vingança e arrogância, negou a extradição do búlgaro Vasil Vasilev e o libertou para cumprir prisão domiciliar, ele que é acusado de tráfico de drogas na Espanha. Tudo isso porque a Espanha negou a extradição do blogueiro Oswaldo Eustáquio, alegando que o mesmo é vítima de perseguição política. O crime do blogueiro foi o de ter utilizado a liberdade de expressão nos seus atos. Então só nos resta perguntar: Que País é este?

Darci Trabachin de Barros

Limeira

*

FRANCISCO E SHAKESPEARE

Parece que os gênios, generosos e descobridores das profundezas das almas caminham juntos no tempo ainda não compreendido, embora cifrado pelos homens para sua vida utilitária. William Shakespeare nasceu e morreu em 23 de abril. Assim como o papa Francisco, desvendou a essência dos homens e, se conosco estivesse, não deixaria de proferir as merecidas palavras a um papa que soube o que é o poder, que conviveu com as grandes massas dos mais simples e a eles se equiparou, refutando o autoritarismo dos poderosos e, ao fim e ao cabo, condenando firmemente as desigualdades que infelicitam a humanidade.

Amadeu Roberto Garrido de Paula

São Paulo

*

MISSÃO DE PEDRO

Papa Francisco cumpriu sua missão de ser Pedro na pedra que Deus designou a seus representantes. Mostrou simplicidade e respeito. Veio da América, mostrou que pode ser simples e respeitar costumes. Torço para que tenha aberto caminho para um próximo Pedro que represente a liberdade, o amor, o fim do partidarismo na humanidade e que rompa com as guerras. Reset no coração e igualdade verdadeira, não vingativa. Vá com Deus, papa Francisco.

Roberto Moreira da Silva

Cotia

*

UM PAPA PROGRESSISTA

Durante a Páscoa, mensagens religiosas abundaram nas redes sociais. Agora, com a morte do papa Francisco, o silêncio de muitos daqueles fiéis revela a verdadeira natureza anticristã dos que torciam o nariz pelas posições mais progressistas do pontífice e que esperam a eleição de alguém mais retrógrado, na linha do extremismo de direita que varre o mundo.

Adilson Roberto Gonçalves

Campinas

*

GERAÇÃO DIGITAL

Vem vindo aí uma geração que não sabe falar e sem trato social. Cápsulas digitais. Desde a popularização dos celulares com imagem, coisa de 17 anos atrás, jovens só se comunicam digitalmente, desaprendendo a se comunicar por palavras faladas. É um fenômeno mundial que mudará completamente o modo como as pessoas se comunicam. O mundo digital substituindo o mundo vocal. Um nova era silenciosa e triste.

Paulo Sergio Arisi

Porto Alegre

*

HUGO CALDERANO

Uma salva de palmas para Hugo Calderano, o brasileiro que conquistou, numa apresentação magistral, o título mundial de tênis de mesa ao vencer os três chineses colocados em 3º, 2º e 1º lugar no ranking mundial, tornando-se o primeiro campeão não asiático ou europeu a realizar a dificílima façanha. Calderano soube dar a volta por cima da frustrada perda da medalha de bronze na Olimpíada de Paris, em 2024, quando terminou em quarto lugar. Viva o tênis de mesa verde-amarelo. Viva Calderano!

J. S. Vogel Decol

São Paulo

*

CASO BRUNO HENRIQUE

É certo que o Bruno Henrique, após ser julgado e condenado, irá merecer cumprir a pena que lhe for imputada, assim como deveria ser com todo político adepto ao patrimonialismo reinante no nosso Pindorama. Afinal, a infração cometida pelo jogador guarda uma grande semelhança com a dos nossos politiqueiros. Será que esse cara sofrerá a devida punição? Aguardo ansiosamente por esse dia.

Emmanoel Agostinho de Oliveira

Vitória da Conquista (BA)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Indiciado por matar estudante de 28 anos da USP é encontrado morto em SP

Esteliano José Madureira, acusado de matar estudante de 28 anos, é encontrado morto na noite…

banca em definição! Saiba mais

O Concurso SES DF Especialista vem aí! Em fevereiro, a assessoria da Secretaria de Saúde do…

Brasil vê dificuldade em se posicionar sobre caso de visto de Erika Hilton

O governo brasileiro vê dificuldade em dar uma resposta ou pedir providências para o governo…