Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • Defesa Civil alerta para chuva forte em SP na quinta (24) – 24/04/2025 – Cotidiano

Defesa Civil alerta para chuva forte em SP na quinta (24) – 24/04/2025 – Cotidiano

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta quarta-feira (23) um alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte em todas as regiões do estado nestas quinta (24) e sexta-feira (25).

De acordo com o comunicado do órgão, há risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo. As regiões que devem exigir maior atenção são a metropolitana de São Paulo, vale do Ribeira, Baixada Santista, litoral norte, a serra da Mantiqueira e as regionais de Itapeva, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos, onde há risco elevado para transtornos associados às chuvas.

No entanto, também há previsão de volumes significativos nas regionais de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara e Bauru.

Na cidade de São Paulo, a previsão é que o total de precipitação nos dois dias possa ficar entre 70 mm e 90 mm. Segundo o Climatempo, isso significa que em 48 horas, a capital paulista poderá receber o equivalente à média de precipitação para todo o mês de abril, que é de 87 mm.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o acumulado de chuva do dia 1º a 22 de abril na capital foi de 169 mm, medição feita na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade.

Se a previsão de precipitação se cumprir, abril se tornará o mês com o maior volume de chuva desde que o instituto passou a fazer o registro, em 1961. O recorde é de 1976, quando choveu 204,9 mm. Na sequência, estão 1983 (200,9 mm), 1988 (173,4) e 1991 (169), empatado com este ano.

Os institutos informam que essas instabilidades são provocadas por um sistema de baixa pressão no interior do continente, entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul, que devem se unir com novas instabilidades provocadas pela passagem de uma frente fria pelo oceano Atlântico, nas proximidades do litoral paulista.

Assim, as pancadas de chuva devem começar pelos municípios do oeste paulista, na região de Presidente Prudente e Araçatuba. No decorrer do dia, as nuvens vão avançando em direção ao leste e devem chegar à Grande São Paulo durante a tarde, dando início ao temporal, que deve se estender para a noite e a madrugada de sexta, com possibilidade de alagamentos e enchentes.

Diante deste cenário, a Defesa Civil estadual ativa às 14h desta quinta o Gabinete de Crise no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. Ele funcionará até as 22h, sendo reativado na sexta-feira, das 8h às 22h.

“O Gabinete tem como objetivo reforçar o monitoramento das condições climáticas, articular ações preventivas com os municípios e garantir uma resposta rápida às ocorrências registradas, com equipes para uma pronta resposta. Participam do Gabinete agências reguladoras de serviços, concessionárias de abastecimento de água e fornecimento de energia e Corpo de Bombeiros”, informou a Defesa Civil.

No litoral e no vale do Paraíba, a tendência é que a chuva chegue apenas durante a noite desta quinta e se estenda até a noite de sexta. Os maiores volumes são esperados no litoral norte.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

novos órgãos previstos e edital em junho. Confira!

O CNU ligou o modo turbo para a publicação do edital. Algumas Agências Reguladoras que…

Após acordo de federação, presidentes do PP e União posam juntos para foto

Os presidentes do União Brasil, Antônio Rueda, e do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, posaram juntos…

Lula diz que atitude do governo dos EUA com Erika Hilton é abominável

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (24), que defender a identidade…