Belém – A Prefeitura de Belém entregou, na tarde desta quinta-feira (24), em frente ao Palácio Antônio Lemos — sede da administração municipal, no bairro da Cidade Velha — 19 motocicletas à Guarda Municipal de Belém (GMB). A iniciativa tem como objetivo aumentar a agilidade e eficiência das rondas escolares nas unidades de ensino da capital e dos distritos, promovendo mais segurança para os estudantes e toda a comunidade escolar, além de fortalecer o vínculo entre a Guarda Municipal e as instituições de ensino.
As motocicletas foram adquiridas por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em reconhecimento às metas alcançadas pela GMB no atendimento social prestado através do programa “Guarda Amigo da Escola”.
O programa tem como foco a prevenção e o fortalecimento da segurança nas escolas, promovendo ações de aproximação da Guarda com a comunidade escolar. Entre as atividades, destacam-se visitas periódicas às instituições de ensino para a realização de palestras educativas sobre temas como violência escolar, bullying e prevenção ao uso de drogas, além de apresentações do canil e da banda musical da GMB, entre outras ações que envolvem estudantes, professores e famílias.
Reforço na Segurança Escolar
Para o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Luciano de Oliveira, as motocicletas são equipamentos fundamentais para garantir respostas rápidas a ocorrências policiais, especialmente no contexto da ronda escolar.
— As motos também atuarão no entorno das escolas nos fins de semana, quando não há aulas, além de serem utilizadas em outras atividades e grandes eventos nos quais a Guarda participa com seu trabalho de policiamento ostensivo na capital — completou Oliveira. O secretário também adiantou que novas motocicletas deverão ser entregues em breve para reforçar o programa.
A inspetora-geral da GMB, Elen Melo, destacou a importância do convênio com o governo federal, firmado por meio do programa “Guarda Amigo da Escola”.
— Essas motocicletas serão utilizadas na ronda escolar e nos permitirão ampliar a segurança dos estudantes — afirmou. Ela explicou ainda que, além das escolas municipais, algumas instituições estaduais também poderão ser contempladas, de acordo com a demanda e solicitações.
Ações Pedagógicas e Combate ao Bullying
Segundo Elen Melo, o programa inclui, além da patrulha, ações de assistência pedagógica, fundamentais para ajudar os estudantes a compreender e enfrentar problemas no ambiente escolar, como o bullying.
— Nossos pedagogos vão até as escolas para orientar os alunos sobre bullying e cyberbullying, com abordagens específicas para crianças e adolescentes. Para a rede municipal de ensino, é essencial que o estudante se sinta seguro — concluiu a inspetora.