A Polícia Judiciária de Portugal deteve nesta quinta-feira um cidadão brasileiro de 27 anos, identificado como Mateus Marley Machado, acusado do homicídio de Manuel Gonçalves, estudante de 19 anos da Universidade do Minho. O crime ocorreu na madrugada de sábado no Bar Académico, em Braga, após um confronto que envolveu cerca de 20 pessoas.
Detalhes do crime
Segundo a polícia, uma discussão entre dois grupos levou à expulsão dos envolvidos do estabelecimento. O suspeito terá então atacado a vítima com uma faca, atingindo-a no tórax e no braço direito. Apesar dos socorros médicos, o jovem não resistiu aos ferimentos.
Investigações e Repercussão
Tentativa de fuga e captura
As investigações revelaram que o brasileiro, que já teria antecedentes criminais nos Estados Unidos, estava prestes a deixar Portugal quando foi interceptado numa zona remota do país. O advogado do acusado, em declarações ao canal Now, negou qualquer envolvimento do seu cliente no crime.
Reação da família e incidentes posteriores
O velório da vítima realizou-se esta quinta-feira, com familiares a afirmarem à SIC Notícias que a prisão “tranquiliza, mas não conforta”.
Nas horas seguintes ao homicídio, o Bar Académico foi alvo de dois incidentes graves:
- Um incêndio parcial, com indícios de líquido inflamável, sugerindo ação criminosa;
- O lançamento de dois coquetéis molotov contra a porta do estabelecimento na madrugada de quarta-feira.
Com informações de O Globo.