Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • CCJ da Câmara analisa pedido para suspender ação no STF contra Ramagem por trama golpista

CCJ da Câmara analisa pedido para suspender ação no STF contra Ramagem por trama golpista

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara inicia, nesta quarta-feira, o debate sobre a suspensão do processo penal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) por tentativa de golpe de Estado,. O requerimento, apresentado pelo PL, pede que a Casa trave a ação, que além do parlamentar tem como réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete pessoas.

  • Tentativa de golpe: Deputado bolsonarista será relator de pedido na Câmara para suspender processo no STF contra Ramagem
  • Bela Megale: Irritado com decisão sobre Ramagem, Hugo Motta manda recado ao STF

O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), aliado de Bolsonaro, foi escolhido como relator do pedido.

A intenção da sigla é usar uma brecha legal para tentar paralisar o processo em análise pela Corte. O argumento é que, como deputado, Ramagem é protegido por regras de imunidade parlamentar e tem o direito de pedir a paralisação de um processo criminal contra ele até o fim de seu mandato.

O entendimento do partido é que, se a ação for suspensa, os demais réus da mesma denúncia também poderão ser beneficiados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), contudo, encaminhou um ofício ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para informar que não é possível que a ação penal contra Ramagem seja integralmente trancada.

Segundo o magistrado, uma eventual suspensão só valeria para o parlamentar e apenas para os crimes cometidos após a diplomação como deputado eleito em 2022.

Para pedir a suspensão, os advogados do partido citam o artigo 53 da Constituição, que trata sobre a imunidade. O texto prevê que assim que a denúncia contra um parlamentar for recebida, o Supremo deverá avisar ao Legislativo, que decidirá sobre o andamento da ação ou a sustação dela.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Contas públicas têm superávit de R$ 3,6 bilhões em março

O setor público consolidado – formado por União, Estados, municípios e empresas estatais – registrou,…

Articulação de Alcolumbre por alternativa à anistia opõe alas política e jurídica do governo em disputa de influência sobre Lula

Diante das negociações do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), por uma proposta alternativa à…

Maior grupo partidário do país, federação União-PP é lançada com gestos à oposição e desafia o governo Lula

O anúncio da federação União-PP foi marcado na terça-feira pelo gesto de aproximação da nova…