A quinta-feira será de clima ameno no Centro-Sul do Brasil, enquanto o Nordeste tem tempo majoritariamente quente, com chuvas fortes. Um centro de baixa pressão, que atua no Paraguai, deve provocar chuvas fortes, com pancadas e possível queda de granizo, no Mato Grosso do Sul, e oeste do Paraná e de Santa Catarina. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alerta amarelo de chuvas para ao menos 21 estados, além do Distrito Federal.
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira
Dois alertas na escala laranja, de “perigo”, indica chuvas intensas de até 100 mm/dia em parte do litoral do Pará e Maranhão, além do Mato Grosso do Sul e Paraná. O órgão alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
— As chuvas no Mato Grosso do Sul são proporcionadas pelo centro de baixa pressão localizado no Paraguai. As precipitações podem vir acompanhadas com trovoadas, rajadas de vento e, devido ao calor, também pode provocar queda de granizo — afirma a meteorologista Andrea Ramos.
Outros dois avisos amarelos, de “perigo potencial”, em menor escala, alertam para chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Apesar das notificações, segundo a especialista, o clima deve ser ameno na maior parte do Sudeste e Sul do país. No Nordeste, as temperaturas serão altas, com pouca probabilidade de chuva.
— Na região Nordeste, as chuvas voltam a se intensificar, especialmente no litoral do Maranhão, Ceará e Piauí. No litoral do Pará e Amapá, a umidade deve acarretar altos volumes de chuvas, exigindo atenção. Entre Minas Gerais e Bahia, o tempo deve ser quente e seco — afirma Andrea Ramos.
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).