Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Congresso corta 84% dos recursos para a Aldir Blanc; Psol e PC do B protestaram contra redução – PONTO DE PAUTA

Congresso corta 84% dos recursos para a Aldir Blanc; Psol e PC do B protestaram contra redução – PONTO DE PAUTA

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O Congresso Nacional aprovou, nesta quinta-feira (20), o Orçamento da União para 2025, e uma das áreas mais impactadas pela proposta foi a cultura. De última hora, o relator do Orçamento, Senador Ângelo Coronel (PSD – Bahia), cortou 84% dos recursos para a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), voltada para o fomento à cultura no Brasil. Os recursos para a implementação dessa política, que eram de aproximadamente R$ 3 bilhões, foram reduzidos para cerca de R$ 480 milhões.

Não foi possível fazer emendas nem destaques para tentar alterar esse trecho especifico da proposta. Durante a sessão, parlamentares do PSol e PC do B protestaram contra a redução de recursos, e prometeram lutar pela recomposição do orçamento da Cultura.

“Não há como sairmos daqui sem estarmos decepcionados com o corte feito de última hora pelo Relator na Lei Aldir Blanc. Eu quero aqui dizer que nós vamos fazer campanha para recompor o orçamento da Lei Aldir Blanc, porque não é possível ficar como está. (..)  Nós nos revoltamos contra isso. Esta política é uma política que chega aos territórios dos Municípios, nas favelas, nas periferias, garante cultura como política pública. E o corte feito hoje vai ferir de morte a Lei Aldir Blanc”, disse o deputado Tarcísio Motta, do Psol do Rio de Janeiro.

Outro deputado, Renildo Calheiros (PC do B de Pernambuco), afirmou que o corte é “um prejuízo enorme à cultura em nosso País e uma desvalorização da Lei Aldir Blanc, que é a política pública mais eficiente e mais importante para a área de cultura no Brasil de toda a nossa história. Gostaria de manifestar o desconforto de toda a bancada do PCdoB, em especial da Deputada Jandira Feghali, que é autora da lei, e dizer que, não havendo a recomposição agora, nós iremos lutar pela recomposição do Orçamento da Lei Aldir Blanc, durante o ano de 2025.”

Em nota, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura disse que “manifesta seu profundo estarrecimento diante do corte de 84% no orçamento previsto para a PNAB. Os secretários e dirigentes estaduais de cultura estarão em Brasília no dia 27 de março mobilizados e articulados para buscar soluções junto ao Congresso e Governo Federal que garantam a reversão desse corte e a plena alocação dos recursos necessários à efetiva execução da política.”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia investiga se suspeito de matar aluna da USP foi torturado e morto por 'tribunal do crime'

Esteliano Madureira foi encontrado morto na noite de quarta (23) na Avenida Morumbi, Zona Sul…

Pacientes intoxicados após comer torta de padaria de BH aguardam exames para confirmar botulismo – Noticias R7

Com o descarte de um possível envenenamento por “chumbinho”, as três pessoas que foram intoxicadas…

Fraudes no INSS: veja os principais golpes contra beneficiários e como se proteger | Bom Dia Brasil

⚠️ O INSS não direciona servidores para colher dados e fotos dos segurados ou beneficiários…