Com formação em Direito, o professor Elvino Magalhães iniciou sua trajetória profissional na iniciativa privada, ocasião em que trabalhou na área de Gestão de Empresas.
Logo, no entanto, encantou-se com a possibilidade de ingressar na carreira pública, mais especificamente como servidor do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios).
Em suas memórias, Elvino Magalhães recorda-se de passar diariamente em frente ao TJDFT, no trajeto para o trabalho, e pensar: “Ainda vou trabalhar aqui.”
Dito e feito: algum tempo depois, com muita dedicação e esforço, Elvino Magalhães foi nomeado no TJDFT, órgão no qual trabalha atualmente como assessor de magistrado.
Já a atuação como professor veio como uma grata surpresa, pois não era algo que ele havia considerado em seus planos iniciais.
No entanto, identificando-se logo de cara com a missão e possuindo vocação para ensinar, há dois anos ele auxilia diversos alunos diariamente, incluindo concurseiros e concurseiras que, assim como ele, sonham em exercer o cargo dos sonhos.
Nosso entrevistado da semana na série “Conheça o Seu Professor”, Elvino Magalhães contou um pouco mais sobre sua jornada pessoal, acadêmica e profissional. Venha conferir!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Questões pessoais – Professor Elvino Magalhães
Natação, ciclismo e corrida são as três atividades básicas que compõem o Triathlon, que é o principal hobbie do professor Elvino Magalhães!
A paixão e dedicação do professor pela prática é tão grande que ele chegou a completar até mesmo o teste mais difícil da área, chamado Ironman!
Abaixo, conheça mais curiosidades sobre o professor!
1. Qual é a sua naturalidade?
Brasília.
2. Quantos anos você tem?
42 anos.
3. Quais são os seus passatempos favoritos?
Meu hobbie atual é o Triathlon. Gosto muito de livros de gestão do tempo, produtividade e neurociências.
4. Você tem alguma mania nos estudos?
Gosto muito de explicar para mim mesmo (falo sozinho) e também de desenhar o que estou estudando. Para mim, faz muita diferença.
Questões sobre trabalho e estudos – Professor Elvino Magalhães
Profissional pós-graduação na área jurídica, o professor Elvino Magalhães ministra aulas de Direito Constitucional e Processo Civil aqui no Gran!
Além disso, ele auxilia concurseiros e concurseiras de maneira ainda mais direcionada, por meio de programas de mentoria do GranXperts!
Abaixo, conheça mais detalhes sobre a trajetória acadêmica e profissional do professor!
1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?
Trabalho no TJDFT. Atualmente sou assessor de magistrado, mas já trabalhei assessorando desembargadores também.
Atuo com treinamentos na Administração Pública na área de produtividade e gestão do tempo.
Além disso, tenho trabalhado com inteligência artificial no estudo para concursos públicos. Leciono as disciplinas de Direito Constitucional e Processo Civil.
2. O que te motivou a escolher essa profissão?
Sempre tive o sonho de trabalhar no TJDFT. Sempre que ia trabalhar (iniciativa privada), passava em frente ao prédio do Tribunal e dizia para mim mesmo: “ainda vou trabalhar aqui”.
Com esse sentimento, foquei nesse projeto até que consegui realizar esse grande sonho. Depois disso, várias portas foram abertas até que cheguei onde estou hoje.
3. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?
Sou bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Constitucional e Processo Civil.
4. Quais foram os principais desafios na sua carreira?
Como minha primeira experiência de trabalho foi na iniciativa privada com a Gestão de Empresas, meu primeiro impacto com o serviço público foi a “desorganização” que encontrei nos meus primeiros dias de trabalho.
Esse impacto inicial me fez pensar se era realmente isso que eu queria. Mas, com o passar do tempo, percebi que era possível construir um ambiente diferenciado e colocar em prática meu conhecimento adquirido antes da posse.
Assim, nos cargos de gestão que assumi, busquei modificar a realidade encontrada, melhorando processos de trabalho e conferindo maior celeridade nos processo. Os nossos clientes (população) merecem o nosso melhor.
5. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?
Ainda não, continuo estudando para a carreira da advocacia pública. Gosto muito do meu cargo, mas creio que posso contribuir de uma forma diferente em outra carreira.
6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?
A primeira coisa foi entender que eu precisava mudar e que eu não sabia de tudo. O erro mais recorrente que observo nas pessoas — e que eu também cometia — era de querer usar a minha experiência de estudo da escola para o mundo dos concursos.
Como não era um bom estudante, perdi muito tempo tentando passar em concursos sem estudar para valer e com as ferramentas corretas. Depois que eu me dei conta disso, as coisas começaram a mudar.
7. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?
As disciplinas do Direito sempre foram muito encantadoras para mim. O próprio Direito Constitucional e o Processo Civil eram assim: eu não precisava me esforçar para ir bem.
No entanto, no Direito Penal, sobretudo a parte geral, eu precisava me dedicar mais. A teoria do crime era um tanto quanto confusa para mim.
8. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
Quando estive na escola, tinha bastante dificuldade com exatas. Isso me acompanhou até certo momento nos concursos.
Sempre que tinha Raciocínio Lógico em uma prova, eu me preocupava; mas, com a ajuda de alguns professores, essa disciplina deixou de ser um problema!
9. Como você se tornou professor(a)?
Eu venho de uma família com muitos professoras. Tias e primas são professoras de escolas públicas.
A princípio não via nenhuma possibilidade de atuar como professor. No entanto, fui percebendo que tinha a capacidade de ensinar as pessoas e fazer com que entendessem o que muitas vezes era uma dificuldade para elas.
Assim sendo, comecei a investir nisso, seja em palestras, em mini cursos ministrados aos colaboradores do tribunal e constatei que era um bom caminho para mim.
Penso que as pessoas merecem ser atendidas em suas necessidades de aprendizado e que a capacidade de simplificar o que, por vezes, é complexo permite que muitas delas tenham acesso a um conhecimento que, muitas vezes, parece distante.
10. Há quanto tempo você dá aulas?
Há cerca de 2 anos. Desde comecei a ministrar aulas, percebi uma clara evolução. O contato com os alunos e a experiência fazem com que tenhamos a possibilidade de lapidar a didática e o conhecimento, a fim de proporcionar uma melhor experiência de aprendizado.
11. O que você mais gosta em ser professor?
Além de compartilhar o conhecimento, é saber que tive a oportunidade de ajudar alguém a mudar de vida. Esse sentimento é impagável.
12. Quais são as matérias que você leciona no Gran?
Direito Constitucional e Processo Civil.
13. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?
Sou uma pessoa que acredita muito no poder do hábito. Para que tenhamos hábitos enraizados é importante que saibamos o motivo pelo qual fazemos o que fazemos.
Esse motivo para a ação (motivação) é o que me sustenta nos dias mais desafiadores. Imaginar a razão pela qual eu me coloco nesse desafio não me deixa desistir. Sem isso, é muito simples se deixar levar pelos sentimentos do dia ruim.
14. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.
Minha família (mulher e filhos) e fazer um Ironman (prova longa de Triathlon).
15. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?
Estudar como se estivesse me preparando para um concurso desde o início dos estudos (me refiro ao ensino médio, por exemplo).
A cultura do estudo deve ser privilegiada, ou seja, quando mais cedo se começa e se mantém consistência, mais rápido o resultado chega. Eu me aconselharia a estudar com afinco, com técnicas, e pensando no médio a longo prazo.
Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.
Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?
Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1) é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.
Faça o download gratuito do material!
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Elvino Magalhães participou diretamente!
Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!
Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
CONCURSOS 2025
CONCURSOS ABERTOS
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se: