Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Lula decide por presidente da Telebras no Ministério das Comunicações

Lula decide por presidente da Telebras no Ministério das Comunicações

O presidente da Telebras, Frederico Siqueira Filho, deve ser o novo titular do Ministério das Comunicações. Ele se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (23), no Planalto, acompanhado do ex-ministro da pasta, Juscelino Filho (União-MA) e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que levou a indicação de Frederico, conhecido como “Fred”.

Segundo fontes ouvidas pela CNN, o presidente aceitou a indicação e deve oficializar o nome de Siqueira ainda nesta semana.

Siqueira comanda a Telebras desde maio de 2023, indicado por Juscelino.

Após a recusa do deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA), líder do partido na Câmara, Alcolumbre buscou um nome técnico para o posto.

Com 26 anos de experiência no setor de telecomunicações, Frederico é engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco.

Atuou por 21 anos na Oi, onde foi diretor de Relações Institucionais por uma década. Mais recentemente, chefiava a área de Vendas Corporativas Governo da Oi Soluções, com foco nas regiões Norte e Nordeste.

Outro nome considerado pelo União Brasil para o cargo foi o do advogado e jornalista Miguel Matos, bem avaliado pelo presidente da sigla, Antônio Rueda. Matos preside o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Ele é casado com a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Daniela Teixeira, indicada ao cargo pelo presidente Lula, e também é fundador do portal jurídico Migalhas. Apesar da boa avaliação, seu nome acabou sendo preterido em favor de Siqueira.

Desistência

A escolha de Frederico ocorre após a recusa de Pedro Lucas, que havia sido convidado por Lula e chegou a ter seu nome anunciado oficialmente após reunião no Palácio da Alvorada.

Entretanto, na última terça-feira (22), anunciou que não aceitaria o cargo. Em nota, agradeceu o convite e declarou que “a confiança depositada em meu nome me tocou de maneira especial e jamais será esquecida”.

De acordo com apuração da CNN, integrantes do União temiam que a saída de Pedro Lucas para o governo abrisse espaço para um parlamentar mais alinhado ao Planalto assumir a liderança da bancada.

A recusa, portanto, foi vista como uma forma de preservar a coesão do grupo oposicionista dentro do partido.

O Ministério das Comunicações está vago desde o início de abril, quando Juscelino Filho deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de desvio de emendas parlamentares. Ele reassumiu seu mandato como deputado federal.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula nomeia Frederico de Siqueira Filho no Ministério das Comunicações

Frederico de Siqueira Filho foi indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para ocupar a…

Conab: preço da batata e da alface caiu em março

O preço da batata e da alface caiu em março, informou a Companhia Nacional de…

Polícia investiga se suspeito de matar aluna da USP foi executado pelo PCC

Esteliano Madureira, principal suspeito pela morte da estudante Bruna Oliveira da Silva, de 28 anos,…