Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Oposição protocola texto alternativo à PEC da Segurança

Oposição protocola texto alternativo à PEC da Segurança

A oposição no Senado Federal protocolou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) alternativa ao projeto do governo federal acerca da segurança pública no país.

Com a autoria de 27 senadores, incluindo parlamentares de partidos da base aliada, a proposta atribui ao Congresso Nacional a “competência exclusiva” para legislar sobre normas de segurança pública.

A iniciativa ainda reafirma a autonomia das unidades federativas na gestão da segurança pública, uma contrapartida à iniciativa apresentada pelo Ministério da Justiça.

Na justificativa, que tem como autor principal o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), a proposta salienta que as unidades federativas não podem ter “interferências indevidas” e devem atuar “de acordo com suas realidades específicas”.

O argumento tem sido utilizado por críticos da PEC da Segurança, apresentada pelo ministro Ricardo Lewandowski, e considerada uma das prioridades do governo petista neste ano.

“Ao transferir ao Poder Executivo a capacidade de regulamentar o uso da força policial por normas infralegais, o texto desrespeita a competência do Congresso Nacional”, argumenta o texto.

A base aliada reconhece haver resistências para a aprovação da proposta elaborada pelo Ministério da Justiça. Lewandowski já fez alterações na proposta, desistindo, por exemplo, da mudança no nome da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ainda assim, a pressão de governadores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste sobre as bancadas estaduais tornaram desfavorável o clima para aprovar a proposição do governo federal no Legislativo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Morre aos 17 anos Karen Silva, ex-The Voice Kids, vítima de AVC hemorrágico

A jovem cantora Karen Silva, que ganhou destaque nacional ao participar do The Voice Kids…

Ao menos 113 dos cardeais que votam no conclave já…

Ao menos 113 dos 135 cardeais com direito a voto no conclave, o secretíssimo processo…

PF investiga advogados e delegado por fraudes ao INSS contra venezuelanos

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24), uma operação batizada de “Cessatio”…