O Palácio do Planalto mostrou irritação com a recusa do líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas (MA), em comandar o Ministério das Comunicações. O parlamentar chegou a ser anunciado pelo governo Lula para compor o primeiro escalão petista, mas mudou de ideia.
Pedro Lucas afirmou em nota que pode contribuir mais com o país e com o próprio governo na função de líder do União Brasil na Câmara. O deputado pediu desculpas ao presidente, mas o recuo causou um constrangimento ao Planalto, em um momento em que o governo tem enfrentado desafios como a baixa popularidade de Lula (PT).
Aliados do presidente ouvidos pela Folha defendem rever o espaço do partido na Esplanada, mas veem entraves: o União Brasil tem a terceira maior bancada da Câmara e é o partido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) –com quem o governo tem boa relação. Alcolumbre deve indicar a Lula um novo nome, sem filiação partidária e considerado técnico, para ocupar a pasta das Comunicações.
O Café da Manhã desta quinta-feira (24) fala do não que o governo levou em um convite ministerial e das tensões em Brasília depois do embaraço. O podcast ouve o repórter da Folha Ranier Bragon.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Gustavo Luiz e Laura Lewer. A edição de som é de Thomé Granemann.