Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • relator do caso Ramagem recomenda sustar toda ação penal

relator do caso Ramagem recomenda sustar toda ação penal

Em meio ao avanço do Supremo Tribunal Federal contra os golpistas do 8 de Janeiro, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), relator da representação do PL para suspender a ação penal contra Alexandre Ramagem (PL-RJ), recomendou nesta quarta-feira 30 a sustação integral do processo.

“Um poder não pode se sobrepor a outro poder, precisamos ter independência para seguirmos adiante com nossas ideias”, disse Gaspar.

O parecer foi apresentado à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e ainda depende da aprovação do colegiado antes de seguir ao plenário.

Por um pedido de vista coletivo, a análise ocorrerá em outra data, a ser marcada pelo presidente da CCJ, o deputado Paulo Azi (União-BA).

Ramagem é acusado de participar de uma quadrilha voltada a um golpe de Estado, segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República. Os crimes imputados incluem organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano ao patrimônio público, com os atos tendo ligação direta com o 8 de Janeiro.

No parecer, Alfredo Gaspar argumenta que a suspensão do processo é necessária para garantir a independência do mandato parlamentar. “A possibilidade de sustação da ação penal contra os congressistas visa a evitar a instrumentalização do processo judicial com o intuito de constranger, de inquinar, de ameaçar o parlamentar acusado, comprometendo sua liberdade no exercício do mandato”, afirma.

O PL, ao apresentar o pedido, buscava não apenas proteger Ramagem, mas também abrir caminho para uma eventual suspensão de ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Apesar da movimentação, o STF reagiu. O ministro Cristiano Zanin enviou um ofício à Câmara, alertando que a decisão da Primeira Turma, que tornou Ramagem réu, não pode ser sustada em sua integralidade. 

A proposta deverá enfrentar resistência no plenário, onde precisará de pelo menos 257 votos favoráveis para ser aprovada. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Conheço pessoas que ainda estão sem ter onde mora…

“Era dia 29 de abril, eu estava na casa da minha vó, no município de…

Concurso SMS Jacuizinho RS: inscrições abertas!

O Concurso SMS Jacuizinho RS está com inscrições abertas, concurseiro! A Prefeitura de Jacuizinho oferta…

Fraudes no INSS: TCU retira de pauta pela 6ª vez julgamento de recurso

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) retirou de pauta, nesta quarta-feira (30),…