O 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) divulgou na tarde desta terça-feira (18), um balanço da produtividade entre 1º de janeiro e 16 de março de 2025. Os dados mostram o trabalho intensivo da corporação em Altamira, no sudoeste do Pará, com destaque para operações de combate ao tráfico de drogas, fiscalização de veículos e bares, além do atendimento a ocorrências de violência doméstica.
Segundo o relatório, foram apreendidos 5.263 gramas de drogas e sete armas de fogo. Além disso, 67 pessoas foram presas, sendo seis delas por tráfico de entorpecentes. A PM também cumpriu um mandado de prisão e recuperou seis veículos roubados.
A fiscalização no trânsito resultou em 1.964 abordagens a veículos e 5.137 pessoas revistadas. Foram registrados três casos de embriaguez ao volante. No combate à perturbação do sossego, foram atendidas 286 ocorrências, enquanto 607 fiscalizações foram realizadas em bares e estabelecimentos similares.
Outro dado relevante do balanço é o número de atendimentos a casos de violência doméstica, que chegou a 161. Além disso, a PM conduziu 137 operações no período.
O comandante do 16º BPM, tenente-coronel Mendes, e o subcomandante, major Marcos, reforçaram o compromisso da Polícia Militar com a segurança da população altamirense. A corporação também destacou a importância das denúncias anônimas pelo número 181, que auxiliam no combate à criminalidade.
Com 30 anos de atuação, o 16º BPM segue intensificando ações para garantir a ordem pública e reduzir a criminalidade na região.