Brasileiros chamam Portugal de ‘Guiana Brasileira’

Uma tendência nas redes sociais tem gerado polêmica entre brasileiros e portugueses. Tudo começou com um meme que apelidou Portugal de “Guiana Brasileira”, provocando reações indignadas do outro lado do Atlântico. No TikTok, um perfil dedicado exclusivamente à sátira — @guianabrasileira562 — tem publicado vídeos afirmando, em tom de brincadeira, que Portugal é, na verdade, mais um estado do Brasil.

Leia mais

Um dos vídeos mais populares exibe imagens de Lisboa e da bandeira portuguesa com a legenda “Conheça a Guiana Brasileira”. A publicação já ultrapassou 1,2 milhão de visualizações. A brincadeira se espalhou rapidamente, e outros usuários começaram a comentar sobre o fictício “28º estado brasileiro” nas redes sociais.

Leia mais

Reações e Controvérsias

As respostas dos portugueses não demoraram. No Instagram, a usuária @nokasgalaxy ironizou a situação dizendo que “Guiana é um país da América do Sul, bem pertinho do Brasil”, e elogiou o humor brasileiro, mas também expressou descontentamento com o exagero da piada. “Nós não somos uma Guiana!”, reclamou.

Leia mais

No TikTok, a influenciadora portuguesa Bruna Filipa também criticou a repercussão. Segundo ela, os comentários de brasileiros têm invadido postagens de portugueses “vivendo suas vidas”. Bruna reconhece que a piada em si pode ser inofensiva, mas se incomoda com ofensas mais pesadas, como chamar Portugal de “favela” ou “terra de português arcaico”. Para ela, esse tipo de atitude apenas reforça estereótipos negativos. “Brasileiros estão mal vistos lá fora por esse tipo de comportamento. Soam como mal educados e desrespeitosos”, desabafa.

Leia mais

O Caso da Wikipedia

A zoeira chegou até à Wikipedia, onde uma página chegou a descrever a “Guiana Brasileira” como “um pequeno território ultramarino do Brasil, localizado na península Ibérica, anteriormente conhecido como Portugal”. O conteúdo foi removido pouco depois.

Leia mais

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Olha isso Pará, Portal de Notícias